Quanto ao desenvolvimento infantil normal, segundo as teorias de Margaret Mahler,

Quanto ao desenvolvimento infantil normal, segundo as teorias de Margaret Mahler,

A

a fase pré-operatória é caracterizada pelo aparecimento das funções simbólicas, pela compreensão de relacionamentos e classificações envolvendo o todo e as partes, e pela emergência do pensamento lógico.

B

a fase autista normal, que vai do nascimento a 8 semanas, é caracterizada por um estado de semiconsciência e semissonolência. A principal tarefa dessa fase é atingir o equilíbrio homeostático com o ambiente.

C

na fase simbiótica normal, que se inicia a partir dos 6 meses, há uma fraca consciência sobre o responsável por seus cuidados, mas ainda funciona como se o bebê e o responsável estivessem em um estado de indiferenciação ou fusão.

D

na primeira subfase da separação-individualização, chamada diferenciação, ocorre o processo de abandono da concha autista, isto é, o desenvolvimento de um sensório mais alerta, que reflete maturação cognitiva e neurológica.

E

a fase genital representa o estágio final do desenvolvimento sexual – começa com a puberdade e a capacidade biológica para o orgasmo, mas envolve a capacidade para a verdadeira intimidade.