Imagem de fundo

A respeito dos transtornos mentais e de comportamento derivados do uso de substâncias p...

A respeito dos transtornos mentais e de comportamento derivados do uso de substâncias psicoativas, assinale a alternativa correta.

A

Em meados dos anos 90 do século passado, os usuários de cocaína e crack passaram a ser o grupo de consumidores de drogas ilícitas que mais procuravam tratamento nos ambulatórios e serviços de internação para dependência de substâncias psicoativas.

B

Quanto aos fatores de adesão, ao contrário do esperado, não há evidências de relação positiva entre multiplicidade de propostas de atendimento e melhora da adesão ao tratamento de dependentes de cocaína e crack. Isso reforça a ideia de que esses usuários necessitam de abordagens mais específicas que os dependentes de outras substâncias.

C

A transmissão da AIDS pelo uso de drogas injetáveis atinge principalmente indivíduos com alta escolaridade e grande poder aquisitivo.

D

A presença de comorbidades psiquiátricas é comum entre usuários de cocaína/crack e agrava o prognóstico do transtorno comórbido, sendo a evolução da dependência química aparentemente indiferente à comorbidade.

E

A mortalidade entre usuários de cocaína e crack no Brasil mostra-se eminentemente relacionada a overdoses.