Imagem de fundo

Em relação à psiquiatria da infância e adolescência, temse que a

Em relação à psiquiatria da infância e adolescência, temse que a

A

Síndrome de Asperger é incluída no CID10 como uma variante do Autismo infantil (F84.3). A sua caracterização se faz pelo repertório de interesses restritos e repetitivos. A particularidade desta síndrome é que as habilidades motoras e o desenvolvimento cognitivo se desenvolvem no padrão normal. A maioria dos indivíduos apresenta inteligência global normal. Entretanto apresenta grave comprometimento da socialização e retardo importante do desenvolvimento da linguagem. É mais freqüente em meninos.

B

Síndrome de Rett é incluída no CID10 no Autismo atípico (F84.1) e se caracteriza por ser uma condição relatada em meninos, que tipicamente apresenta um desenvolvimento inicial normal (ou quase normal), seguido de perda do equilíbrio e fala, porém com manutenção das habilidades manuais. Seu início se dá em geral aos três anos de idade, apesar de manter algum grau de desenvolvimento lúdico o interesse social costuma ser bem comprometido. Há redução do crescimento craniano, e freqüentemente os portadores desenvolvem epilepsia de difícil controle.

C

Síndrome de Heller é incluída no CID10 no Autismo típico (F84.0) e se caracteriza por um período apresentar um prejuízo do desenvolvimento neuropsicomotor desde o nascimento. O retardo mental é a regra, sendo na maioria das vezes grave. Apresenta importante desintegração do comportamento, com estereotipias e movimentos coreatetóides. O prognóstico é reservado. A criança não desenvolve linguagem e socialização.

D

Síndrome de Kanner é incluída no CID10 no Autismo infantil (F84.0) e se caracteriza por ser um transtorno invasivo do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometimento que se manifesta antes da idade de três anos. Com comprometimento da integração social, comunicação e presença comportamento restrito e repetitivo.

E

Psicose Simbiótica é incluída no CID10 no Autismo infantil (F84.0). Caracteriza-se por ser uma condição relatada apenas em meninas, que tipicamente apresenta um desenvolvimento inicial normal até os dois anos, seguido de perda fala e da independência. Na ausência de figuras familiares, a criança apresenta agitação psicomotora e movimentos estereotipados auto-agressivos.