Imagem de fundo

Em relação aos transtornos psiquiátricos que ocorrem na gestação e no puerpério. É corr...

Em relação aos transtornos psiquiátricos que ocorrem na gestação e no puerpério. É correto o que se afirma em:

A

A Depressão puerperal é observada desde as primeiras 24h do pós parto, podendo representar um novo episódio ou uma recidiva. Atinge 0,1 a 0,5% das mulheres nesse período. A introdução do antidepressivo já na maternidade é fundamental a fim de prevenir um quadro psicótico puerperal.

B

Descreveram-se fatores de risco na etiologia da depressão na gravidez e no puerpério, como: pertencer a estratos econômico-educacionais mais baixos; desemprego; ser mãe solteira e jovem; história familiar e pessoal de transtornos do humor; eventos de vida negativos; conflitos conjugais; falta de apoio social e ambivalência sobre a gestação.

C

A Tristeza pós parto inicia-se em geral 1 semana após o nascimento. É associada a amamentação e a falta de sono. Ocorre em até 50% das mulheres e frequentemente remite sem necessidade de medicação após o 3o mês do parto.

D

A Psicose Puerperal inicia-se geralmente de forma insidiosa, em torno da 1ª ou 2ª semana do puerpério. É observada em 10 a 15% das parturientes. O tratamento é feito com uso de medicação ou eletroconvulsoterapia.

E

O período do puerpério, provavelmente relacionado às alterações hormonais da amamentação, apesar da diminuição do sono, é um fator protetor em relação ao desenvolvimento de episódio de mania em mulheres com Transtorno Afetivo Bipolar.