Imagem de fundo

Dentro das técnicas específicas da terapia interpessoal (TIP), pode-se caracterizar a f...

Dentro das técnicas específicas da terapia interpessoal (TIP), pode-se caracterizar a fase de

A

evocação direta onde as perguntas são abertas para estimular a conversa, obter informações e identificar áreas interpessoais com dificuldade.

B

clarificação, aquela onde informações específicas são obtidas para esclarecer temas encontrados no inventário interpessoal, no relato de sintomas ou para esclarecer o papel do paciente em áreas-problemas.

C

dramatizar ou role-play onde problemas na comunicação são identificados e examinados, permitindo o desenvolvimento de contatos mais adequados e agradáveis com pessoas importantes na vida do indivíduo.

D

encorajamento de afeto como o momento em que se ajuda o paciente a expressar, entender e lidar com os afetos e também auxiliando-o a decidir sobre o que é importante, e a realizar mudanças emocionais importantes.

E

exploração não diretiva onde são feitas perguntas para esclarecer uma afirmação e ajudar a pessoa a ficar mais consciente do que está comunicado e também para chamar a atenção para as contradições e os contrastes entre o que é dito e a linguagem não verbal.