Imagem de fundo

Em relação à psiquiatria da infância e adolescência,

Em relação à psiquiatria da infância e adolescência,

A

o transtorno reativo de vinculação (CID 10 F93.1) ocorre em crianças mais velhas, em idade pré-escolar, caracterizado por dificuldade de relacionamento interpessoal e socialização, sendo o aspecto chave o início após os 6 anos de idade.

B

o transtorno de rivalidade entre irmãos (CID 10 F93.0) é uma condição na qual há medo e/ou evitação persistente e recorrente de estranhos. Tal medo pode ocorrer com adultos, sobretudo com companheiros, associado a preocupação excessiva com nascimento de irmãos menores, podendo chegar a ciúme patológico de um dos pais.

C

o transtorno de ansiedade de separação (CID 10 F92.3) é uma condição de medo focalizado em uma ampla gama de objetos e situações, levando à agorafobia e dificuldade do desenvolvimento psicossocial. Desencadeado pelo nascimento de irmãos e pela ligação profunda emocional com um dos pais.

D

o transtorno de conduta depressivo (CID 10 F94.1) é caracterizado pela presença de comportamento marcantemente desafiador, desobediente e provocativo, na ausência de atos antissociais ou agressivos mais graves, de forma que se infere um caráter depressivo subjacente a alteração de conduta da criança.

E

o mutismo eletivo (CID 10 F94.0) é uma condição caracterizada por uma seletividade marcante e emocionalmente determinada na fala, na qual a criança demonstra a sua competência de linguagem em algumas situações, mas falha em falar em outras (definíveis).