Imagem de fundo

A radiologia intervencionista é a subespecialidade da radiologia diagnóstica que utiliz...

A radiologia intervencionista é a subespecialidade da radiologia diagnóstica que utiliza a imagem para orientação de muitos procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Acerca da radiologia intervencionista assinale a alternativa correta:

A

Para realização de um procedimento de angiografia recomenda-se o uso de bomba de infusão manual para liberação do meio de contraste, promovendo segurança e confiabilidade da taxa de fluxo do meio de contraste.

B

Os procedimentos radiológicos intervencionistas e invasivos utilizam exclusivamente tecnologias sem o uso da radiação ionizante, por exemplo, a ultrassonografia.

C

A angiografia é considerada um procedimento intervencionista que se refere às imagens radiológicas dos vasos após administração de meios de contraste e exclusivamente avalia as imagens radiológicas do coração e estruturas vasculares associadas.

D

A embolização transcateter é um procedimento radiológico que intervém em um processo de doença, fornecendo uma reposta terapêutica ao eliminar o êmbolo no vaso, aumentando assim o fluxo sanguíneo.

E

A punção percutânea com o uso da técnica de Seldinger é a base dessa subespecialidade. Três vasos são tipicamente considerados para cateterização e execução do procedimento radiológico, são eles: femoral, braquial e axilar.