Imagem de fundo

O câncer é um problema de saúde pública em todo o mundo. Normalmente o diagnóstico das ...

O câncer é um problema de saúde pública em todo o mundo. Normalmente o diagnóstico das neoplasias aparecem após os 50 anos de idade, os tumores do trato gastrointestinal está entre os mais frequentes.


1. A radioterapia pode ser empregada em tratamentos com finalidade neoadjuvante, adjuvante ou paliativa. Em situações adjuvantes utiliza-se campos abrangendo leito tumoral e estações linfonodais comprometidas e de risco com os desenhos de tais campos determinados pelos achados patológicos e pela localização do tumor primário.

2. A imobilização do paciente deve ser rigorosa, em geral, efetuada com artefatos de imobilização a vácuo, com os braços do paciente abaixo da cabeça. A radioterapia convencional é técnica preferencial a ser utilizada pois tem o potencial de proteger de maneira mais eficiente as estruturas normais.

3. No processo de planejamento, os exames a serem utilizados para delineamento dos volumes são: o exame de raios-X contrastados (na presença de estômago), tomografia computadorizada de abdome superior, clips metálicos na região do leito gástrico e informações obtidas com o cirurgião sobre possíveis pontos de risco ou presença de lesões residuais.

4. A fim de manter a uniformidade do volume tratado o paciente deverá ser orientado pela equipe multidisciplinar a manter dieta livre antes da tomografia de planejamento e consequentemente nas sessões diárias de tratamento.

5. A toxicidade associada ao tratamento é devida a abordagem multidisciplinar, fatores técnicos relacionadas a radioterapia incluem o volume de tratamento, dose por fração, dose total, energia empregada e técnica utilizada. Os sintomas incluem diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e gastrite e uma parcela destes pacientes necessitaram de interrupção do tratamento radioterápico.


Sobre as afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA:


A

As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.

B

As afirmações 1, 4 e 5 estão corretas.

C

As afirmações 1, 3 e 5 estão corretas.

D

As afirmações 1 e 5 estão corretas.

E

As afirmações 2 e 5 estão corretas.