Pode ser difícil avaliar o tamanho do fígado na sonografia porque a forma e a distribui...

Pode ser difícil avaliar o tamanho do fígado na sonografia porque a forma e a distribuição do volume entre os lobos direito e esquerdo varia muito. Em relação às técnicas ultrassonográficas de exame do fígado, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O melhor meio de se examinar o fígado é por meio de um transdutor setorial ou de arranjo curvo, com frequência central variando de 7 a 10 MHz. Tradutores de arranjo linear de freqüência mais alta não são indicados para a aquisição de imagens de anormalidade superficiais, anormalidades difusas do parênquima e da superfície do fígado.

( ) Pode-se obter imagens efetivas do lobo esquerdo em muitos pacientes por uma abordagem subxifoide anterior. O lobo direito deve ser examinado tanto por uma aordagem subcostal como pela intercostal, para obter-se uma detecção e caracterização ótimas das lesões focais.

( ) Os exames intercostais são mais eficazes com o paciente em decúbito dorsal e são realizados de maneira melhor durante a respiração normal, de modo que a base do pulmão direito e as sombras a ela associadas não obscureçam os aspectos superiores do fígado.

( ) É importante angular-se o transdutor inferiormente ao examinar-se por uma abordagem subcostal, de modo que se possa visualizar a abóbada do fígado.

A

F/ V/ F/ F

B

V/ F/ F/ V

C

V/ V/ F/ F

D

F/ F/ F/ V

E

F/ V/ V/ F