Imagem de fundo

P. B., 48 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com um tumor na vulva, após exame físi...

P. B., 48 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com um tumor na vulva, após exame físico feito pelo médico ginecologista. O profissional solicitou uma ressonância magnética para avaliar a extensão da doença e, assim, facilitar a abordagem terapêutica na paciente. A paciente passou por uma ressonância magnética da pelve, que oferece melhor resolução de contraste. Em relação aos prováveis aspectos a serem apresentados no exame, analise as assertivas abaixo.

I. Mesmo quando a neoplasia é muito pequena para ser identificada pela ressonância magnética, o exame ainda fornece informações úteis em relação à presença e localização de linfonodomegalias e/ ou metásteses à distância.

II. O protocolo de avaliação por ressonância magnética da pelve varia de acordo com a experiência dos radiologistas responsáveis pela condução do exame, mas geralmente consiste em imagens multiplanares ponderadas em T2 e imagens axiais ponderadas em T1.

III. O meio de contraste intravenoso é útil por revelar áreas de realce sem espessamento evidente que apontam possíveis lesões planas.

IV. A distensão do canal vaginal por meio de gel dificulta o afastamento das paredes da vagina e facilita o delineamento dos contornos da lesão.

É correto o que se afirma em

A

I e II, apenas.

B

III e IV, apenas.

C

I, II e III, apenas.

D

II e III, apenas.

E

I, II, III e IV.