Imagem de fundo

Um paciente está prestes a fazer uma ultrassonografia de baço. O radiologista, sabendo ...

Um paciente está prestes a fazer uma ultrassonografia de baço. O radiologista, sabendo que o baço é geralmente mais bem visualizado por uma abordagem intercostal póstero-lateral alta, com o paciente em decúbito dorsal, deverá observar alguns aspectos para uma ultrassonografia satisfatória. Em relação a estes aspectos e às técnicas a serem seguidas pelo radiologista durante o exame, assinale a alternativa incorreta.

A

Em alguns pacientes, o baço é bem observado por uma abordagem subcostal ântero-lateral com o paciente em decúbito lateral direito ou em posição oblíqua posterior direita.

B

Quando se faz uma varredura através de um abordagem subcostal, uma inspiração profunda geralmente é útil para trazer o baço para o campo de visão.

C

O parênquima esplênico aparece heterogêneo nas sonografias, sendo mais ecogênico do que o fígado e consideravelmente menos ecogênico do que o rim esquerdo.

D

O decúbito lateral direito e a posição oblíqua posterior direita não devem ser utilizados quando se fazem imagens por uma abordagem intercostal, pois estas posições afastam o baço do tórax e da parede abdominal, além de fazer com que o pulmão aerado migre inferiormente e obscureça uma janela acústica que seria aceitável.

E

As doenças difusas ou multifocais do baço geralmente podem ser detectadas com sondas lineares de alta resolução quando são sutis ou inaparentes com as sondas abdominais convencionais.