Imagem de fundo

O imageamento bidimensional em escala cinza é utilizado para determinar a localização e...

O imageamento bidimensional em escala cinza é utilizado para determinar a localização e o trajeto dos ramos carótidos. Normalmente, a diferenciação entre as carótidas interna e externa é conseguida com a ajuda do ecodoppler ou Doppler colorido. Em relação a este assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Artéria carótida comum esquerda normalmente se origina diretamente da croça aórtica. Apenas em alguns casos é possível localizar a origem dessa artéria.

( ) As imagens transversais não podem ser combinadas com o ecodppler para gerar o traçado Doppler e diferenciar as artérias carótidas interna e externa nos casos em que a anatomia for ambígua.

( ) O protocolo padronizado de imageamento do sistema arterial carótido é o seguinte: varredura transversal lenta é realizada desde a região mais inferior do pescoço (pouco acima da clavícula) até um ponto 4-6cm acima da bifurcação, nas proximidades do ângulo mandibular.

A

F/ F/ F

B

V/ F/ V

C

F/ F/ V

D

V/ V/ V

E

F/ V/ F