Imagem de fundo

A descoberta da mamografia como um exame de detecção precoce do câncer de mama em meado...

A descoberta da mamografia como um exame de detecção precoce do câncer de mama em meados do século XX e a implantação dos programas organizados de rastreamento do câncer de mama por meio dessa tecnologia propiciaram a disseminação da utilização da mamografia de rastreamento como uma intervenção essencial para a redução da mortalidade por câncer de mama. Sobre a mamografia para rastreamento do câncer de mama, assinale a afirmativa INCORRETA.
A
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica a mamografia anualmente a partir dos 40 anos.
B
O Instituto Nacional do Câncer e o Ministério da Saúde recomendam que a mamografia seja feita a cada dois anos na faixa etária entre 50 e 69 anos.
C
Mulheres com histórico de casos de câncer de mama em familiares consanguíneos, sobretudo em idade jovem de câncer de ovário ou de câncer de mama em homem, são consideradas de risco elevado para a doença, sendo assim, devem realizar mamografia anualmente.
D
A paciente candidata à Terapia de Reposição Hormonal (TRH) deve realizar a mamografia antes do início do tratamento, com a finalidade de estabelecer o padrão mamário e detectar lesões não palpáveis. Após início da TRH, a mamografia é realizada anualmente (não há necessidade de realizar mamografia semestral).