Imagem de fundo

O adenocarcinoma de próstata avançado pode ser detectado no momento do estadiamento ini...

O adenocarcinoma de próstata avançado pode ser detectado no momento do estadiamento inicial ou após tratamento de cunho curativo, quando se configura a chamada recidiva bioquímica caracterizada pela elevação do PSA. Sobre o câncer de próstata avançado, assinale a afirmativa INCORRETA.
A
O tratamento padrão-ouro para eliminação da produção gonadal da testosterona é a orquiectomia bilateral, procedimento pioneiro para tratamento de câncer metastático com mais de 50 anos de uso.
B
Os principais fatores que determinam que seja mais provável de a recidiva ser sistêmica após cirurgia são: Gleason < ou = 4; invasão de vesículas seminais; PSA detectável três anos depois da cirurgia; tempo de duplicação do PSA <24 meses; e, acometimento linfonodal.
C
Para configuração de doença hormônio-refratária são necessárias três elevações consecutivas do PSA, com intervalo mínimo de três semanas, associadas à testosterona em níveis de castração ou progressão clínica da doença com metástases linfonodais ou viscerais ou, ainda, novas áreas acometidas na cintilografia óssea.
D
Complicações da doença avançada em sua maioria ocorrem no esqueleto; esses acontecimentos adversos são chamados de Eventos Relacionados ao Esqueleto (ERE). Os principais ERE são fratura óssea patológica; compressão medular; radioterapia antálgica; quimioterapia; dor óssea severa e incapacitante; e, hipercalcemia da malignidade.