O método Bobath é muito utilizado na terapia para adequação postural de crianças com paralisia cerebral por ser uma terapêutica que se preocupa com os padrões de postura e movimento normais. Seus princípios incluem normalizar
o tônus muscular da criança; inibir reflexos patológicos para que a criança possa aprender a inibir seus próprios reflexos; e facilitar os movimentos normais automáticos, como as reações de endireitamento e equilíbrio. Considerando as implicações de tais princípios para o trabalho pedagógico, qual atitude NÃO seria recomendada segundo o método Bobath?
Para chamar atenção da criança, é indicado bater palmas para que ela olhe na direção da pessoa, exercitando o reflexo de busca de fonte sonora.
Ao levantar a criança, jamais se deve erguê-la por baixo das axilas, sem quebrar o padrão extensor das pernas.
Deve-se sentar diante da criança em nível abaixo ou na altura do olhar para inibir a ação do reflexo tônico cervical.
O professor deve garantir que os pés do aluno estejam sempre apoiados.
O professor deve se posicionar diante da criança e não ao lado dela, para promover uma posição a mais simétrica possível, evitando a atuação do reflexo tônico cervical assimétrico.