Imagem de fundo

De maneira similar à população geral, as doenças cardiovasculares também constituem uma...

De maneira similar à população geral, as doenças cardiovasculares também constituem uma das principais causas de mortalidade materna, e tem relevantes implicações prognósticas relacionadas à morbimortalidade. Acerca do assunto assinale a CORRETA:

A

A tetralogia de Fallot que é caracterizada por insuficiência pulmonar, defeito no septo interatrial, cavalgamento da aorta sobre o septo e hipertrofia ventricular direita, quando corrigida permite às mulheres alcançarem a idade reprodutiva e as mesmas geralmente tem altos índices de complicações – cerca de 40 % - com Insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão arterial.

B

Com a correção de transposição dos grandes vasos nas mulheres, as complicações na gravidez estão mais associadas à disfunção atrial e insuficiência cardíaca direita.

C

A miocardiopatia periparto tem incidência de 1:1500 a 1:15000 gestações e é miocardiopatia dilatada de causa desconhecida, com início dos sintomas no final da gravidez ou no pós-parto imediato. Pacientes com este diagnóstico devem ser desencorajadas a ter nova gravidez em virtude de recorrência com maior gravidade em gestação subsequente.

D

Com relação ao parto na gestante cardiopata, mesmo em condições favoráveis, a via de escolha deve ser abdominal (cesariana) devido ao maior risco de degradação da função cardíaca mesmo em centros de atenção terciária.