Questões de Concurso #1650508
1
Q1650508
Medicina Nefrologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação CESGRANRIO - CESGRANRIO
Prova: CESGRANRIO - UNIRIO - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Médico - Área Nefrologia

Paciente de 47 anos, sexo feminino, que estava em investigação ambulatorial de tosse e hemoptoicos há cerca de 3 meses, deu entrada no Serviço de Emergência com quadro de insuficiência renal aguda oligúrica. Exames iniciais mostram U= 136mg/dL Cr= 3,9mg/dL (anterior há 1mês = 0,9mg/dL) =5,8mmol/L = 140mmol/L = 15mmol/L. Após 5 dias de internação hospitalar e piora progressiva, foi submetida à biópsia de rim, cujo resultado revela glomerulonefrite crescêntica (percentual de crescentes em amostra representativa foi de 70%) e imunofluorescência com depósitos lineares de IgG sobre a membrana basal.

Com relação à evolução e ao prognóstico dessa doença, constata-se que

A

a maior parte dos óbitos nessa doença ocorre devido a complicações relacionadas ao acometimento renal e não pulmonar.

B

a história natural da doença, sem imunossupressão, é caracterizada por agudizações que paradoxalmente não costumam levar à perda da função renal.

C

o transplante renal é o tratamento de escolha para os pacientes que mantêm altos títulos de anticorpos, apesar do tratamento clínico de imunossupressão.

D

pacientes com rápida evolução da doença e dano glomerular caracterizado por crescentes fibrosados se beneficiam de tratamento mais agressivo com glicocorticoides, ciclofosfamida e plasmaférese.

E

altos títulos de anticorpos anti-MBG se correlacionam com pior prognóstico da doença.