Imagem de fundo

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens. I A grande muda...

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.

I A grande mudança de fundo na percepção das ciências é a substituição do paradigma reducionista — em que as questões práticas transbordam o perímetro das disciplinas — pelo paradigma complexo — que promove a abertura para além das disciplinas, abrindo o seu foco para a possibilidade da interdisciplinaridade.

II A musicoterapia é, ela mesma, exemplo de um novo paradigma científico. A musicoterapia e os musicoterapeutas são situações exemplares desse novo paradigma, somente conseguindo existir e ter espaço no campo das investigações acadêmicas porque a própria ciência, com a crise de seus paradigmas, os inclui como possibilidade de pensar o mundo no novo paradigma da complexidade.

III Na evolução do pensamento científico, as inovações resultam da possibilidade de incorporação desta ou daquela dimensão nova da realidade, do desenvolvimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas e da existência das próprias especializações e interdisciplinaridades.

IV A vida, o destino, a liberdade e a espontaneidade repetem, na ciência contemporânea, o mesmo conjunto de temas encontrados na ciência clássica.

Estão certos apenas os itens

A
I e III.
B
I e IV.
C
II e III.
D
II e IV.
E
I, II e III.