Considere os princípios básicos das qualidades do movimento na estruturação coreográficas na dança.

I. Espaço: é o ambiente espacial onde o movimento de dança se processa. Os movimentos podem ser realizados sem deslocamentos (onde as explorações espaciais estão restritas ao espaço individual); através de deslocamentos (onde o corpo se translada de um ponto a outro no espaço); utilizando o espaço aéreo, por meio de saltos e suspensões; ou ainda, o espaço relativo ao solo, através da queda e rolamentos.

II. Forma: é a capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando uma variação regular de movimento, com repetições periódicas.

III. Tempo: pode ser entendido como a duração de um movimento em relação à lentidão ou rapidez a cada indivíduo (seu próprio tempo ou tempo interno) e referente às fontes sonoras provenientes do ambiente externo (música, cachoeira, pássaros, transito, etc.). Subtende o tempo referente ao ritmo inerente a todas as coisas do universo e está ligado ao tempo musical.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, II, III

  • B.

    I, II

  • C.

    II, III

  • D.

    I, III

  • E.

    III