No livro De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação (2005), Marisa Fonterrada...

No livro De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação (2005), Marisa Fonterrada trata de duas gerações de educadores do século XX. Na primeira, inclui Émile-Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi Suzuki. Na segunda geração, a autora cita George Self, John Paynter, Boris Porema e Murray Schafer. Acerca das abordagens desses educadores, assinale a alternativa correta.

A

De todos os educadores da primeira geração, Willems é o que mais enfatiza o movimento corporal e rítmico.

B

De todos os educadores da primeira geração, Dalcroze utiliza a voz cantada e é o que mais se ocupa com a questão auditiva – sensorial, afetiva e a inteligente.

C

Dos educadores da segunda geração, Porema e Schafer assemelham-se na defesa da música contemporânea vista como objeto de estudo no processo de desenvolvimento de programas de educação musical nas escolas.

D

Paynter, em seu livro Limpeza de ouvidos, trata da qualidade da audição e da relação equilibrada entre homem e ambiente.

E

Todos os educadores da segunda geração trabalham com escrita musical e símbolos não-convencionais, alinhados às tendências dos compositores da vanguarda da época.