No livro De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação (2005), Marisa Fonterrada trata de duas gerações de educadores do século XX. Na primeira, inclui Émile-Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi Suzuki. Na segunda geração, a autora cita George Self, John Paynter, Boris Porema e Murray Schafer. Acerca das abordagens desses educadores, assinale a alternativa correta.
De todos os educadores da primeira geração, Willems é o que mais enfatiza o movimento corporal e rítmico.
De todos os educadores da primeira geração, Dalcroze utiliza a voz cantada e é o que mais se ocupa com a questão auditiva – sensorial, afetiva e a inteligente.
Dos educadores da segunda geração, Porema e Schafer assemelham-se na defesa da música contemporânea vista como objeto de estudo no processo de desenvolvimento de programas de educação musical nas escolas.
Paynter, em seu livro Limpeza de ouvidos, trata da qualidade da audição e da relação equilibrada entre homem e ambiente.
Todos os educadores da segunda geração trabalham com escrita musical e símbolos não-convencionais, alinhados às tendências dos compositores da vanguarda da época.