Considere as Assertivas abaixo: I O regente é um artista músico, de sólida formação em ...

1
Q487304
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Considere as Assertivas abaixo:

I O regente é um artista músico, de sólida formação em estudos musicais, chefe, dirigente ou diretor, coordenador, líder que tem a capacidade de assumir a responsabilidade total pela execução musical frente a disposições corais e ∕ ou orquestrais.

II O regente deve estudar a partitura, conceberlhe o plano geral, examinar as partes diferentes dos instrumentos, decompondo-os, frase por frase, evitando que os músicos tenham de estudar as partes cavadas. Sempre que possível, deve aprender de cor, mesmo que, durante a execução pública, ele mantenha, por precaução, a partitura aberta, disponível diante de si.

III O regente marca as nuances de duas maneiras diferentes: tanto com a mão direita (da batuta) quanto com a esquerda (expressiva). A independência das duas mãos é recomendada. A direita se reserva mais à rítmica, enquanto que a esquerda, em princípio, mais ao fraseado e a expressão.

IV O regente não somente marca o ritmo, garantindo a unidade de todos os executantes (início, permanência e conclusão), o andamento, equilíbrio de tensão e fraseado dos diversos grupos, assegurando, com gestuação apropriada, a entrada de solistas ou de grupos nos momentos devidos, como também disciplina, orienta e elabora o conjunto vocal e ∕ ou instrumental, interpreta a obra de acordo com o autor, estilo e época.

Está(tão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A

I

B

I e II.

C

I, II e III.

D

I, III e IV.

E

I, II, III e IV.