Embora existam alguns padrões preestabelecidos usados em épocas passadas e atualmente para a formação de conjuntos musicais vocais e/ou instrumentais, a história nos mostra que esses grupos, em muitos casos, eram formados em consonância com a disponibilidade de recursos (humanos e/ou financeiros) do patrão ou entidade patrocinadora, cabendo ao regente a tarefa de adequar o contingente disponível, de forma a equilibrar a sonoridade da peça a ser executada. Dentro desta perspectiva, indique a alternativa ERRADA sobre os deveres do regente no momento de compor um agrupamento instrumental e/ou vocal, de forma que este desempenhe uma atividade musical condizente com o repertório a ser executado.

  • A.

    Distribuir adequadamente o contingente disponível para conseguir o equilíbrio sonoro.

  • B.

    Ter noções de arranjo e orquestração para ajustar a música ao conjunto de músicos disponível.

  • C.

    Deixar as partes mais difíceis a cargo dos músicos mais habilidosos, de forma que não haja prejuízo no fluxo da música.

  • D.

    Procurar sempre um repertório que agrade ao público, independentemente de este ser fácil ou difícil para os executantes.

  • E.

    Saber escolher o repertório condizente com o agrupamento disponível, de forma que este execute-o com segurança e êxito.