O professor de música do ensino fundamental necessita de sólidos conhecimentos musicais para atuar com segurança, desenvolvendo um trabalho significativo em educação musical. Uma das tarefas do professor de música relaciona-se a questões de harmonia, que serão utilizadas na análise de repertório e elaboração de arranjos para diferentes situações musicais. A Figura 1 apresenta uma seqüência de acordes que ilustram um processo de modulação. Assinale a alternativa que descreve corretamente este processo modulatório desde a tonalidade inicial, incluindo a(s) tonalidade(s) intermediária(s), até a tonalidade de chegada.

  • A.

    a tonalidade inicial é lá menor, passa para ré maior, depois para dó menor e finalmente chega em fá maior.

  • B.

    a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.

  • C.

    a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó sustenido maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.

  • D.

    a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para si bemol maior e finalmente chega em fá maior.