Imagem de fundo

A música sempre fez parte da vida da humanidade e está presente em todas as culturas, n...

A música sempre fez parte da vida da humanidade e está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações, mas, ao logo da história, ela teve sua presença alternada na sociedade de acordo com cada momento. Deste modo, educação musical escolar não visa à formação do músico profissional. Objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico-culturais como parte da construção da cidadania. Assim, o critério de avaliação em música não inclui

A

criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros.

B

utilizar conhecimentos básicos da linguagem musical, comunicando-se e expressando-se musicalmente.

C

conhecer e apreciar músicas apenas do seu meio sociocultural em diferentes períodos históricos e espaços geográficos.

D

reconhecer e comparar — por meio da percepção sonora — composições quanto aos elementos da linguagem musical.

E

refletir, discutir e analisar aspectos das relações socioculturais que os jovens estabelecem com a música pelos meios tecnológicos contemporâneos, com o mercado cultural.