Leia as sentenças abaixo:

I) Forma musical bastante utilizada nos períodos barroco e clássico, caracterizada pela dinâmica da orquestra versus solista e geralmente composta por três movimentos (rápido, lento, rápido).

II) Estilo de composição no qual são utilizadas as doze notas da escala cromática, segundo a ordem da escolha do compositor, formando então uma sequência chamada série fundamental, que é repetida de trás para a frente (série retrógrada), de baixo para cima (inversão) ou uma mescla das duas últimas séries citadas (inversão retrógrada).

III) Forma musical vocal monofônica da Idade Média, com desenvolvimento melódico suave e utilização de intervalos próximos (segundas e terças), de ritmo irregular, fundamentado na acentuação das palavras do texto em latim presente nos ritos da igreja católica.

IV) Música instrumental descritiva na qual o compositor procura narrar uma história evocando imagens na mente do ouvinte através dos sons. Apresenta três tipos principais: sinfonia descritiva, abertura de concerto e poema sinfônico.

V) Estilo de composição contrapontística fundamentada na técnica de imitação, em que um tema é apresentado por uma voz ou instrumento e repetido pelas demais vozes, cada qual em sua altura adequada, fazendo parecer que as vozes estão se perseguindo ou fugindo umas das outras.

Escolha a alternativa que associe CORRETAMENTE os enunciados às formas e estilos de composição musicais.

  • A. I – Dodecafonismo; II – Música programática; III – Concerto; IV – Fuga; V – Cantochão.
  • B. I – Cantochão; II – Música programática; III – Concerto; IV – Dodecafonismo; V – Fuga.
  • C. I – Concerto; II – Cantochão; III – Dodecafonismo; IV – Fuga; V – Música programática.
  • D. I – Dodecafonismo; II – Fuga; III – Concerto; IV Música programática; V – Cantochão.
  • E. I – Concerto; II – Dodecafonismo; III – Cantochão; IV – Música programática; V – Fuga.