No início do século XXI, houve uma mudança na forma de divulgação e consumo da música. Com a inovação e preponderância do formato digital, especialmente o MP3, gravadoras e artistas passaram a investir mais na divulgação de singles (música única) do que de álbuns completos. Lojas virtuais de música passaram a vender não apenas álbuns inteiros para download, mas também faixas únicas.

Sobre esse novo comportamento da música e do mercado, marque a opção correta.

  • A. A relação entre tecnologia, internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial, o que provocou uma drástica diminuição de sua produção nos últimos anos.
  • B. Com a música podendo ser vendida de forma avulsa, a indústria fonográfica sofreu uma estagnação no mercado.
  • C. As gravadoras e os provedores de serviços de música on-line deixaram de exercer forte influência sobre as tendências musicais para seus clientes em potencial.
  • D. O avanço da informática no século XXI permitiu que todas as músicas fossem reproduzidas e compartilhadas digitalmente, o que reduziu sensivelmente os custos de produção dos fonogramas.