Imagem de fundo

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular ...

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Sobre a avaliação escolar é INCORRETO afirmar que:

A

Discutir os critérios de avaliação de forma coletiva sempre ajuda a obter resultados melhores para todos. Cabe ao professor listar os conteúdos realmente importantes, informá-los aos alunos e evitar mudanças sem necessidade.

B

A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. Daí a importância de pensar e planejar muito antes de propor um debate ou um trabalho em grupo.

C

No modelo tecnicista, que privilegia a atribuição de notas e a classificação dos estudantes, a avaliação é ameaçadora, uma arma. Vira instrumento de poder e dominação, capaz de despertar o medo.

D

Observar, aplicar provas, solicitar redações e anotar o desempenho dos alunos durante um seminário são as melhores formas de avaliar. E todas podem ser usadas em sala de aula, conforme a intenção do trabalho.