A avaliação é uma ação coletiva de formação dos estudantes e ocorre em diferentes esfer...

A avaliação é uma ação coletiva de formação dos estudantes e ocorre em diferentes esferas com objetivos distintos, sendo os três níveis de avaliação, a saber: da aprendizagem dos alunos, da instituição e do sistema escolar.

Assinale a alternativa correta sobre a avaliação da instituição.

A

O coletivo dos profissionais é protagonista da avaliação, uma vez que trabalha e conduz a complexidade da formação na escola, orientando-se pelo projeto político-pedagógico da escola.

B

O professor tem um papel central na implementação de instrumentos de medidas capazes de revelar dados a serem analisados que revelem o desenvolvimento do educando.

C

Está articulada à avaliação de aprendizagem dos alunos, oportunizando regime de permanentes trocas entre os professores, não sendo articulada à avaliação do sistema escolar, visto que são dimensões distintas.

D

A equipe escolar desenvolve instrumento de avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no EF que permite evidenciar o que foi agregado na aprendizagem, em termos de habilidades de leitura.

E

Envolve o conjunto das unidades escolares de uma rede municipal ou estadual, permanecendo sob a responsabilidade do poder público e de parceiros da educação.