Questão de concurso
1
Q1648581
Psicologia Psicopatologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação CESGRANRIO - CESGRANRIO
Prova: CESGRANRIO - UNIRIO - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Psicólogo

Um bombeiro chega ao local de um acidente onde ele precisa recolher partes de corpos humanos. Na noite seguinte, ele acorda de um sonho angustiante em que vê seu corpo na condição do corpo de um acidentado. Após uma semana, busca ajuda afirmando estar insone, irritado (narra ter tido um acesso de raiva desmedido contra a esposa), afirma não sentir mais o amor que sentia no casamento nem qualquer tipo de satisfação. Está muito assustadiço, vem evitando dirigir após a ocorrência, afirma estar desconcentrado e infeliz. Conta, também, que a realidade está estranha, que está “vivendo a vida em câmera lenta”. Após o sonho, não foi mais trabalhar e tem evitado os colegas do trabalho, tentando evitar recordar a cena do acidente ou o sonho. Apesar de seus esforços em contrário, diz recordar constantemente a cena do acidente, o que gera muito mal-estar.

O diagnóstico adequado ao caso e uma consideração relevante para o diagnóstico diferencial seriam, respectivamente, o(a)

A

transtorno de estresse agudo, em detrimento do transtorno de estresse pós-traumático, devido ao fato de os sintomas serem recentes.

B

transtorno de personalidade, em detrimento do transtorno de estresse agudo, devido à presença de sintomas dissociativos.

C

transtorno de personalidade evitativa, em detrimento de fobia específica, devido à ruptura dos laços sociais e amorosos.

D

transtorno depressivo maior, em detrimento de qualquer transtorno relacionado a estressores, devido à quantidade de sintomas do humor.

E

fobia específica, em detrimento de transtorno depressivo, devido à especificidade da situação que gera a ansiedade.