Questões de Concurso #698632
1
Q698632
Psicologia Tipos de Psicoterapia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2013
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência - FUNRIO
Prova: FUNRIO - INSS - Instituto Nacional do Seguro Social - Analista do Seguro Social - Área Psicologia
O trabalho com pequenos grupos é um recurso fundamental nas práticas de saúde desenvolvidas na atenção primária. Muitas vezes a participação de profissionais de saúde mental junto aos profissionais da atenção primária nesses grupos facilita o aprendizado destes últimos quanto ao manejo dos aspectos subjetivos do processo grupal, perante os quais eles muitas vezes se sentem inseguros. Muitas são as vantagens da realização de intervenções em grupo mais profundas e regulares, mesmo que de caráter aberto, pois os grupos, para além da ação dos processos terapêuticos em geral, têm mecanismos terapêuticos próprios, que valorizam a sua utilização na rede de assistência. Alguns desses mecanismos terapêuticos são descritos a seguir, exceto:
A
estabelecimento de conflitos, reforçando a possibilidade de estruturação de comportamentos imitativos positivos.
B
reprodução de conflitos, por se tratar de um verdadeiro microcosmo social, permitindo uma elaboração mais direta e rápida de conflitos.
C
possibilidade de a transferência também ocorrer de um modo lateralizado (ou seja, entre todos os membros do grupo), reeditando de forma corretiva o grupo familiar primário, porém com mudança de posições enrijecidas.
D
espaços importantes de apoio social, em que a troca de informações, a participação e a discussão das dificuldades de todos e de cada um levam a uma aprendizagem interpessoal em um ambiente coeso.
E
apoio ao estabelecimento de uma verdadeira “mente grupal”, que reforça fatores existenciais humanistas e altruístas.