A presença de agentes químicos, físicos ou biológicos no ambiente de trabalho implica riscos à saúde dos trabalhadores, sendo que
de maneira geral, os aerodispersoides incluem as névoas (partículas líquidas, produzidas por condensação de vapores de substâncias que são líquidas a temperatura normal) e poeiras.
o vapor pode ser compreendido como a fase gasosa de uma substância química que, nas Condições Padrão de Temperatura e Pressão-CPTP, está no estado líquido.
as neblinas também estão entre os aerodispersoides mais comuns, sendo assim referidas as partículas líquidas, produzidas por ruptura mecânica de líquidos.
o propósito de avaliar a concentração dos contaminantes no ambiente de trabalho leva à amostragem do ar ambiente, com uso de métodos quantitativos como os tubos colorimétricos, cujas análises em laboratório geram resultados confiáveis
alguns gases e vapores, quando presentes em altas concentrações no ar, agem primeiramente como um asfixiante simples e, como é particularidade dos asfixiantes simples, não apresentam risco de explosão.