Questões de Concurso de Socialização secundária: educação - Sociologia (Ciências Sociais)

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Questão de Concurso - 1177191

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Ciências Sociais 2019

Questão 38

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Em muitos casos o comportamento dos atores sociais depende das crenças. A crença de que os investimentos em educação mudam o destino dos cidadãos fez com que acreditássemos que a educação dos cidadãos é obrigação nacional. Nesse sentido,

  • A.

    a educação pública faz parte de um sistema de crenças cívicas.

  • B.

    o comportamento que se volta para investir horas de seu dia em estudar é um comportamento movido por crenças.

  • C.

    produto das crenças, a inclinação para este ou aquele tipo de solução, fundamenta o comportamento dos atores sociais.

  • D.

    a crença na educação como fator de desenvolvimento humano mudou a sociedade para melhor.

Questão de Concurso - 1142900

Concurso SAEB Professor - Área: Sociologia 2017

Questão 50

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A intensa incorporação de jovens ao Ensino Médio brasileiro nos últimos anos tem imposto inúmeros desafios à instituição escolar. O perfil heterogêneo e a origem social diversa desses jovens, associados à estrutura social de exclusão e ao cotidiano de conflitos e violência mais extremada, suscitam novas reflexões e atitudes ao corpo pedagógico das escolas. A respeito dessas modificações mais recentes na relação entre a escola e o contexto socioeconômico dos jovens que a frequentam, é correto afirmar que:

  • A.

    A experiência escolar é compreendida como o que ocorre dentro dos muros da instituição escolar, suas atividades pedagógicas e as tarefas administrativas.

  • B.

    A condição juvenil desassocia-se da condição de aluno, por isso, a utilidade e o viés da aprendizagem têm de ser estabelecidos pelos profissionais da educação, conforme seus próprios critérios técnicos.

  • C.

    A socialização no ambiente escolar deixou de ser uma adesão automática e passiva a esquemas de pensamento e ação previamente definidos para se constituir numa construção da experiência conforme as peculiaridades e a orientação de sentido de cada estudante nesse processo.

  • D.

    Os episódios de violência observados no interior ou nos arredores de escolas públicas e privadas pelo país não dizem respeito ao sistema educacional, devendo ser considerados apenas pelo prisma do direito penal.

  • E.

    Mantém-se a cisão entre as regras, normas, valores e procedimentos escolares e aquilo que os estudantes trazem consigo de suas comunidades e famílias, como a religião, costumes, preferências musicais, formas de entretenimento, dentre outros.

Questão de Concurso - 1027409

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Sociologia 2018

Questão 82

Instituto Quadrix

Nível Superior

A compreensão dos comportamentos dos indivíduos em sociedade, a relação desses comportamentos com as instituições sociais e as correntes de pensamento que os analisam formam a base dos conhecimentos sociológicos. Tendo o texto acima, juntamente com a aproximação das análises sociológicas e filosóficas, como referência inicial, julgue os itens de 77 a 84.

A socialização é um dos espaços de efetivação do controle social. O processo de socialização começa com o trabalho realizado pelo segundo grupo social ao qual o ser humano tem acesso: a escola.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1018908

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2018

Questão 44

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

“A ‘função’ de reprodução da escola é uma invariante das sociedades modernas, que precisam encontrar nos veredictos escolares, ratificando as competências e o mérito das pessoas, a justificativa das hierarquias sociais produzidas pelas desigualdades escolares. Consequentemente, a reprodução passaria, primeiro, pela transformação das desigualdades sociais em desigualdades escolares de mesma extensão e, depois, das desigualdades escolares em desigualdades sociais em um circuito idêntico de repetição.” DUBET, François; DURU-BELLAT, Marie; VÉRÉTOUT, Antoine. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 14, nº 29, jan./abr. 2012. p. 22-70.

Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. A escola possibilita aos indivíduos crescimento intelectual e autonomia como meio de resolução das desigualdades escolares e, com isto, superar as diferenças sociais.
  • B. A escola integra os indivíduos à sociedade valorizando suas diferentes trajetórias que e os distintos lugares sociais que ocupam, promovendo, deste modo, a superação das diferenças de cada aluno.
  • C. A escola reproduz as hierarquias sociais pela valorização dos méritos e competências socialmente dominantes, cabendo-lhe, por meio da certificação do conhecimento, legitimar a reprodução das desigualdades sociais.
  • D. É pela escola que o indivíduo adquire capital cultural e simbólico diferenciado da hierarquização dos valores que organizam a ordem simbólica da sociedade e de seus diferentes lugares.

Questão de Concurso - 1018930

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2018

Questão 66

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

“Os programas contra a violência que existem nos principais países têm alguns pontos em comum: a tentativa de satisfação das necessidades dos jovens; o desenvolvimento de um ambiente solidário, humanista e cooperativo; a intenção de criar relacionamentos positivos e duradouros entre os alunos, professores e funcionários; a preocupação com um tempo não-escolar a ser assumido pela instituição escolar e a ser programado em interação com a comunidade. Ao mesmo tempo, há um objetivo de se incorporar o conflito como uma tensão positiva para a escola, como algo que pode criar coesão social, a escola assumindo o conflito como criador social. Tudo isso implica em assumir uma prática de negociação instaurada no interior da escola, em especial nos próprios grupos de alunos, através, por exemplo, da ideia de mediação pelos pares, de forma a criar responsabilidades entre os próprios membros da escola”.

TAVARES-DOS-SANTOS, José-Vicente. A violência na Escola, uma questão social global. In: BRICEÑO-LEÓN, Roberto (org.). Violência, Sociedad y Justicia em America Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2002. p. 117-133.

Considerando o que se afirma no texto acima, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. A construção de uma cultura de paz nas escolas pressupõe investimentos em segurança pública, com participação de operadores de segurança na gestão escolar.
  • B. Os jovens não devem ser objetivados como um problema, mas como parte integral de ações para o enfrentamento da violência em espaços escolares.
  • C. Os jovens precisam aprender que o conflito é sempre algo ruim, aprendendo técnicas de autocontrole que possibilitem evitar o conflito antes que ele aconteça.
  • D. Os professores são peças fundamentais na mediação de conflitos, assumindo a responsabilidade pelo que acontece aos jovens na escola.

Questão de Concurso - 1083070

Concurso IFSP Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 2018

Questão 30

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Nível Superior

Texto 1:

“Desde que se compreenda em toda a sua amplitude a noção de disciplina, desde que se reconheça que uma disciplina escolar comporta não somente as práticas docentes da aula, mas também as grandes finalidades que presidiram sua constituição e o fenômeno de aculturação de massa que ela determina, então a história das disciplinas escolares pode desempenhar um papel importante não somente na história da educação, mas na história cultural”.

(CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões de um campo de pesquisa. Teoria & Educação. 2, 1990).

Texto 2:

“Ao discorrer sobre a construção das disciplinas escolares, em particular sobre a ortografia francesa, Chervel criticava os esquemas explicativos que posicionavam o saber escolar como um saber inferior ou derivado dos saberes superiores, fundados pelas universidades; e a noção da escola como simples agente de transmissão de saberes elaborados fora dela [...]”.

(FARIA FILHO, L.M. et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1).

André Chervel, no texto “História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa”, afirma que cada uma das disciplinas que compõe o currículo escolar são:

  • A.

    Construções provenientes dos consensos sociais que se impõem sobre a escola.

  • B.

    Conteúdos rígidos e fixos ensinados na escola, que perpassam gerações sem alterações.

  • C.

    Tradução das ciências consideradas pela sociedade como relevantes para serem ensinadas às gerações mais jovens.

  • D.

    Produto próprio da escola e da cultura escolar, na mediação que realiza com um campo de conhecimento.

Questão de Concurso - 717702

Concurso SEE Professor - Área: Sociologia 2013

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina acadêmica e um campo de pesquisa. Para Althusser, a escola é o aparelho ideológico dominante do Estado em uma sociedade capitalista madura.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 508030

Concurso IAMSPE - SP Analista Sociocultural - Área Centro de Convivência Infantil 2011

Questão 35

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Na citação, a expressão “arranjo espacial aberto” diz respeito

  • A.

    às áreas internas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.

  • B.

    às áreas externas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.

  • C.

    à organização da sala de aula com espaços vazios, poucos móveis e materiais onde o educador é o centro das atenções das crianças.

  • D.

    a um ambiente fixo e incapaz de adaptações, mas que resulta num elemento facilitador para o trabalho do educador.

  • E.

    à organização dos espaços interno (pátio) e externo (sala de aula) da instituição em áreas abertas, semiabertas e circunscritas, destinadas às crianças de diferentes faixas etárias.

Questão de Concurso - 1076724

Concurso SEE Professor - Área: Sociologia 2010

Questão 35

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Quanto à socialização, é INCORRETO afirmar.

  • A.

    A socialização primária está voltada à incorporação de um saber básico, estruturante da forma como o exterior é concebido, e do aprendizado primário da linguagem.

  • B.

    A socialização secundária está relacionada à aquisição de saberes específicos e de papéis relacionados à divisão do trabalho.

  • C.

    A socialização primária está relacionada à adaptação do indivíduo ao princípio de realidade, em que ele renuncia ao princípio de prazer.

  • D.

    A socialização secundária é a única que pode produzir identidades e atores sociais orientados para novas relações sociais.

  • E.

    A socialização primária está relacionada à continuidade dos instintos infantis pois o mundo fragmentado não disponibiliza saberes orientadores para as crianças.

Questão de Concurso - 1149907

Concurso FATMA Sociólogo 2011

Questão 34

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Analise o texto abaixo: 



A educação..................................... ou assistemática, é realizada a partir de contatos.............................................. como a............................................., pela............................................. do comportamento e pela............................................ com os mais velhos e demais membros da sociedade.



Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto

  • A.

    ( ) informal ; primários ; família ; observação ; convivência

  • B.

    ( ) formal ; primários ; escola ; observação ; comunicação

  • C.

    ( ) informal ; secundários ; família ; comunicação ; observaçã

  • D.

    ( ) formal ; primários ; família ; convivência ; observação

  • E.

    ( ) formal ; secundários ; igreja ; observação ; convivência