Sobre a indústria cultural e a cultura de massa, o pensador brasileiro José Teixeira Co...

Sobre a indústria cultural e a cultura de massa, o pensador brasileiro José Teixeira Coelho Netto, autor da obra O que é indústria cultural, afirma o seguinte: “A cultura – feita em série, industrialmente, para o grande número – passa a ser vista não como instrumento de crítica e conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 358). A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre o tema indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.

A

Indústria cultural é um termo cunhado pelos filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, na década de 1940, para designar a arte na sociedade capitalista industrial.

B

A indústria cultural surge como parte da industrialização e da economia baseada no consumo de bens. Trata-se de um conceito desenvolvido no âmbito da sociedade capitalista. Apesar disso, a cultura industrializada possui uma atitude desinteressada, portanto contemplativa. Nesse sentido, a arte proveniente da industrialização cultural é dotada de autenticidade e de conhecimento lógico.

C

Na produção industrial, a arte é produzida como objeto repleto de valores cognitivos. Por conta disso, não se pode afirmar que a arte é produzida como mercadoria.

D

Em 2014, uma fabricante suíça de relógios lançou uma linha comemorativa da Copa do Mundo de futebol. Na caixa do produto, foi reproduzida obra do artista brasileiro Romero Britto. O exemplo ilustra a ligação entre arte e mercadoria na sociedade de consumo. Da mesma forma, a obra A fonte, de Marcel Duchamp, consiste em arte como mercadoria.