Sociologia (Ciências Sociais) Conceitos sociológicos Desigualdade Social Desigualdades de classe

Desde o século XIX várias foram as alternativas de explicação e compreensão das desigualdades no Brasil. Entre as desigualdades, destaca-se a questão étnico-racial ainda presente em nosso cotidiano. Sobre a desigualdade étnico-racial que ainda existe na sociedade brasileira, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O mito da democracia racial não seria simplesmente um mecanismo de acobertamento das desigualdades e discriminações, mas também a ideologia da identidade nacional que impede a construção da igualdade entre os brasileiros.

II. A questão da democracia racial foi discutida por Gilberto Freyre em sua obra Casa-Grande e Senzala, que considera o convívio entre as “raças” no Brasil uma questão de animosidade desde a sociedade escravista açucareira no litoral pernambucano.

III. Para o pensador social Florestan Fernandes em seu livro A Integração do Negro na Sociedade de Classe (1978) serviu para reforçar a ideia que não existem distinções sociais entre negros e brancos e afirma uma convivência pacífica e harmônica.

IV. A desigualdade social, por exemplo, tem relação direta com a escravidão, mais particularmente com o modo como os negros foram incorporados a uma sociedade de classes, depois da Abolição, em 1888.

V. A Constituição Brasileira tem como uma de suas formulações mais importantes a ideia de que todos os indivíduos são iguais perante a lei. Na perspectiva étnico-racial, no entanto, não está inserido o crime de racismo como algo punitivo.

  • A. Os itens I, II, III e IV estão corretos.
  • B. Os itens I e IV estão corretos.
  • C. Os itens II, III, IV e V estão corretos.
  • D. Somente o item IV está correto.
  • E. Todos os itens estão corretos