Sociologia (Ciências Sociais) Teorias sociológicas e Autores Sociologia Brasileira

A Constituinte de 1988 redigiu e aprovou a constituição mais liberal e democrática que o Brasil já teve, merecendo por isso o nome de Constituição Cidadã. Entre as suas principais conquistas estão:

  • A.

    a fixação em um salário mínimo do limite inferior para as aposentadorias e pensões, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os deficientes físicos, a liberação do voto aos conscritos.

  • B.

    a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os maiores de 65 anos desde que eles tenham contribuído para a previdência, a introdução da licença-paternidade, a liberação do voto aos conscritos.

  • C.

    o estabelecimento do voto universal sendo facultativo aos analfabetos, a diminuição da idade mínima da obrigatoriedade do voto de 18 para 16 anos, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os deficientes físicos.

  • D.

    a introdução da licença-paternidade, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os maiores de 65 anos desde que estes tenham contribuído com a previdência, o estabelecimento do voto universal sendo facultativo aos analfabetos.

  • E. o estabelecimento do voto universal sendo facultativo aos analfabetos, a diminuição da idade mínima do direito de voto de 18 para 16 anos, a introdução da licença-paternidade.