Imagem de fundo

Analise as dicotomias cabeça/mãos, espírito/corpo, trabalhadores intelectuais/trabalhad...

Analise as dicotomias cabeça/mãos, espírito/corpo, trabalhadores intelectuais/trabalhadores manuais, alto/baixo, nobre/vil que, para Dubar (2005),

A

correspondem a categorias empíricas do mundo contemporâneo, em que os trabalhos manuais são em sua essência desqualificados em relação aos trabalhos intelectuais, pois as pessoas não precisam estudar para desenvolvê-los.

B

foram criadas a partir do surgimento das Universidades, em que as artes liberais começaram a se separar das artes mecânicas, adquirindo maior importância do que elas.

C

superadas pela realidade concreta do mundo contemporâneo, pois na atualidade dá-se tanta importância ao trabalho manual quanto ao trabalho intelectual, pois faltam trabalhadores manuais na Europa.

D

correspondem ao fato de que quem não estuda não têm conhecimento e não possui saberes, e portanto, são pessoas que devem estar condicionadas aos afazeres de pessoas lideradas.

E

correspondem a categorias materiais de realidades transcendentais, em que o destino das pessoas está selado pelas suas limitações biológicas e ambientais, não sendo possível passar de uma condição a outra.