Imagem de fundo

Do ponto de vista sociológico, mudança social é toda transformação observável no tempo ...

Do ponto de vista sociológico, mudança social é toda transformação observável no tempo que afeta, de modo não provisório ou efêmero, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade, modificando o curso de sua história. Esse processo de mudança social ocorre, EXCETO devido a fatores
A
culturais, como indivíduos ou grupos sociais que, além de rejeitarem e contestarem os modelos de comportamento padronizados, também apresenta uma alternativa cultural diferente daquela que se afirma como dominante.
B
demográficos, como as variações nas taxas de crescimento populacional ou grandes êxodos populacionais provocados por guerras e catástrofes naturais.
C
subjetivos ou individuais, como os relacionados à receptividade que diferentes indivíduos mani-festam isoladamente em relação ao novo.
D
tecnológicos, como as descobertas científicas que são postas em prática, produzindo novos re-cursos e equipamentos a serem utilizados no cotidiano das relações sociais.
E
políticos, como a luta de classes, os conflitos de ideias ou o surgimento de movimentos sociais portadores de valores e modelos culturais divergentes.