Imagem de fundo

Marx afirma que é possível entender o modo de produção como uma estrutura global consti...

Marx afirma que é possível entender o modo de produção como uma estrutura global constituída de estruturas regionais, tais como: estrutura econômica, considerada a infra-estrutura, estrutura jurídico-política e estrutura ideológica, que são consideradas como superestruturas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

A

O modo de produção escravista se caracteriza pelo trabalho servil, em que o senhor vive do sobretrabalho alheio. É caracterizado pela utilização de alta tecnologia e baixa produtividade do trabalho.

B

No modo de produção feudal, predomina a relação de exploração do trabalho camponês, com a utilização de baixos níveis de tecnologia, mas com alta produtividade.

C

O capitalismo caracteriza-se pela liberdade e autonomia do trabalhador, que passa ser remunerado de forma justa pelo seu trabalho.

D

A maior fonte de lucro do sistema capitalista vem da apropriação, pelo empresário, da mais-valia da produção, que pode apresentar-se de duas formas distintas: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.