Imagem de fundo

Assinale a alternativa incorreta, sobre a Sociologia desenvolvida por Max Weber.

Assinale a alternativa incorreta, sobre a Sociologia desenvolvida por Max Weber.

A

Weber, ao contrário dos positivistas, sustenta que o sujeito é o principal responsável pela elaboração do processo do conhecimento. Essa concepção filosófica tem suas raízes em Kant, o qual defendia que o sujeito tem o papel de ordenar os dados da experiência, conforme categorias lógicas inatas nos indivíduos.

B

A Sociologia por ele desenvolvida considerava o indivíduo e sua ação como pontos chave da investigação.

C

A insistência de Weber, em compreender as motivações das ações humanas, levou-o a rejeitar a proposta do positivismo, de transferir para a Sociologia a metodologia de investigação utilizada pelas ciências naturais.

D

Weber recebeu forte influência do pensamento marxista. Parte de suas obras foi realizada para testar a concepção marxista, principalmente acerca das relações entre economia, política e cultura. Para ele, Marx estava correto ao admitir que a economia deve dominar as demais esferas da realidade social.

E
A análise da religião ocupou lugar central nas preocupações e nos trabalhos de Weber. O seu trabalho A ética protestante e o espírito do capitalismo tinha a intenção de examinar as implicações das orientações religiosas na conduta econômica dos homens, procurando avaliar a contribuição da ética protestante na promoção do sistema capitalista.