Imagem de fundo

Analise a passagem abaixo, em consonância com as leituras sobre Bourdieu, indicado nas ...

Analise a passagem abaixo, em consonância com as leituras sobre Bourdieu, indicado nas referências bibliográficas do edital deste certame: “ [...] ao proceder como se as desigualdades em matéria de cultura não pudessem se referir senão a desigualdades de natureza, ou seja, desigualdades de Dom, e, ao omitir de fornecer a todos o que alguns recebem da família, o sistema escolar perpetua e sanciona desigualdades iniciais”.

(BOURDIEU, P. Obras culturais e disposição culta. In: BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte – os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003).

Para Pierre Bourdieu, o sucesso e o fracasso escolar estão relacionados ao fato de que:

A

as classes trabalhadoras buscam maior quantidade de recursos para garantir o êxito escolar de seus filhos, para que possam se incorporar ao mercado de trabalho com melhores salários.

B

cada grupo social tende a investir mais ou menos esforços, ou seja, tempo, dedicação e recursos materiais, na trajetória escolar de seus filhos, de acordo com suas chances maiores ou menores de êxito.

C

a análise de Bourdieu considera que a dinâmica entre classe social e educação são suficientes para explicar o êxito e o fracasso na escola.

D

para o autor, a organização do conteúdo escolar é feita de forma a garantir a democratização do aprendizado, mas o investimento na escolarização dos filhos se relaciona somente com o retorno econômico que títulos acadêmicos podem oferecer.