Imagem de fundo

A sociologia nasceu em um ambiente capitalista e continua produzindo suas análises e ca...

A sociologia nasceu em um ambiente capitalista e continua produzindo suas análises e categorias em um estágio avançado de capitalismo. Talvez por isso, Pierre Bourdieu tenha afirmado que é papel da sociologia compreender a cultura vigente, pois a mesma é central no processo de dominação. De qualquer forma, emprestar sentido a tudo o que nos atinge é papel da sociologia contemporânea e, em especial, emprestar sentido a tudo o que atinge a relação sociedade e educação é papel da sociologia da educação. Sobre a reflexão sociológica e o objeto da mesma no tempo presente, anote a única considerada INCORRETA:

A

Partimos do raciocínio de que a realidade social existe e está aí e, portanto, não é um abstrato qualquer. Nesse sentido, a sociologia não pode ser uma atividade leviana ou uma perfumaria e que a regra de ouro do pensamento sociológico não é agradar ou ser ‘politicamente correto’, mas sim elaborar proposições razoáveis, compreensíveis, capazes de nos ajudar a compreender melhor os fenômenos sociais.

B

Precisa-se considerar a tese de que não existe apenas uma tradição sociológica, mas sim um mosaico ou um campo de opções disponíveis aos sociólogos de plantão. Assim, não há dúvida de que o ofício da sociologia é uma tarefa interminável sobre a vida social.

C

No tempo presente os temas mais recorrentes da sociologia contemporânea estão envoltos em pesquisas sobre a atual sociedade pós-industrial e suas transformações, a saber: a religião e o debate da secularização; o papel do mercado e suas variáveis; a política de gênero; trabalho e violência; tecnologia e virtualidade, dentre tantas outras temáticas que podem ser fragmentadas em cada tema e sub-tema.

D

A sociologia contemporânea tem se ocupado de uma única tarefa, uma vez que considera temas que apenas o homem comum problematiza em seu dia-dia. Ao concentrar-se sobre os temas comuns, tem sido negligente com temas de especialidades e com temas de entendimento maior.

E

A vida social é um grande laboratório e que precisa ser interpretada por sociólogos de plantão que querem compreender o real sentido do que se faz e do que não se faz quando o assunto é a vida em sociedade.