Imagem de fundo

Atente para o seguinte trecho: “‘Estrutura’ e ‘acção’ estão necessariamente relacionada...

Atente para o seguinte trecho: “‘Estrutura’ e ‘acção’ estão necessariamente relacionadas entre si. As sociedades, comunidades ou grupos apenas têm uma ‘estrutura' na medida em que as pessoas agem de um modo regular e previsível. Por outro lado, a ‘acção’ apenas é possível na medida em que cada um de nós, como indivíduo, possui uma enorme quantidade de conhecimento socialmente estruturado”.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Consoante a perspectiva de análise de Antony Giddens, assinale a afirmação verdadeira.

A
Os indivíduos, por serem criaturas da sociedade, estão subsumidos ao poder criador da estrutura social, internalizado em suas subjetividades individuais e agem conforme as determinações que lhes são impostas.
B
A interpretação sociológica contemporânea tem fundamento na primazia da sociedade sobre os indivíduos, que exerce sobre estes constrangimentos sociais definidores das ações dos sujeitos na sociedade.
C
Os seres humanos fazem escolhas e não reagem passivamente aos acontecimentos do seu tempo, sendo capazes de construir e reconstruir, ativa e reflexivamente, a estrutura social no curso das suas atividades individuais e coletivas.
D
Os indivíduos se constituem autonomamente e agem na sociedade conforme seus sentidos e perspectivas individuais, com liberdade de decidir suas ações cujo corolário é a própria sociedade.