Imagem de fundo

Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movimentos sociais que não pode s...

Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movimentos sociais que não pode ser separada ou ignorada enquanto objeto de investigação” (GOHN, 2011, p. 08). A autora demarca que movimentos sociais são “ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas” (GOHN, 2011, p. 13). Consoante os movimentos sociais no Brasil e suas manifestações, segundo a concepção de Gohn, marque a alternativa correta.

A

Os movimentos sociais do novo milênio contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais novos, que foram inscritos em leis na Constituição brasileira de 1988. As conquistas foram possíveis mediante o fortalecimento da atuação dos movimentos sociais em redes, que passaram a articular suas ações coletivas como forma de resistência à exclusão e luta pela inclusão social.

B

Nos anos de 1990, os movimentos populares, aqueles estimulados pela Teologia da Libertação, criaram e desenvolveram redes com outros sujeitos sociais, como as tecidas com o campo sindical, o campo institucional de outras entidades sociais, o campo político-partidário, o campo religioso, o campo das ONGs. Nesse período, os movimentos populares puderam sair do nível apenas reivindicatório para um nível operacional, propositivo, construindo outros canais de participação, como os fóruns.

C

O movimento antiglobalização, fortalecido nos anos de 1980- 1990, elaborou uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais e criou um novo ator sociopolítico de caráter mundial que pautou, na agenda dos grandes problemas nacionais, o desafio de como atuar face aos choques entre diferentes culturas nacionais e a ampliação dos conflitos étnicos. É movido para a busca de soluções alternativas aos problemas sociais e à preservação da vida no planeta, com ações motivadas pela solidariedade.

D

O movimento afrodescendente, nos últimos anos, passou a ser, predominantemente, movimento de manifestações culturais. Suas bandeiras de lutas têm mobilizado inúmeras entidades nacionais, em defesa do Estatuto da Igualdade Racial e a questão das cotas nas universidades. Uma conquista importante foi a declaração do dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

E

O associativismo predominante nos anos de 1990 deriva de processos de mobilização de massa. A mobilização se faz a partir de núcleos de militantes que se dedicam a uma causa seguindo as diretrizes de uma organização. Já o novo associativismo é mais reivindicativo, produz grandes manifestações e suas ações são fundamentadas pelo conceito de Participação Cidadã.