Imagem de fundo

A inventividade humana provocou, ao longo do tempo, transformações que apontaram para m...

A inventividade humana provocou, ao longo do tempo, transformações que apontaram para múltiplas relações com a natureza. Nessa perspectiva, diferentes culturas e interesses implicam em distintas maneiras de satisfazer as necessidades humanas. A despeito da relação histórica entre meio ambiente e desenvolvimento tecnológico, temos de forma geral um quadro que revela

A

uma exploração cada vez mais intensa dos recursos naturais do planeta, pautada em visões ideológicas, insustentáveis e predatórias do meio ambiente que, auxiliam a manter no poder uma minoria privilegiada.

B

importantes descobertas que compensam a destruição da natureza, visto que, o progresso, a geração de empregos e a saúde humana são mais importantes.

C

o desenvolvimento socioeconômico que usufruiu de tecnologias aplicadas para garantir unicamente o bem-estar da grande maioria da população mundial.

D

a neutralidade do processo de produção científico-tecnológico em relação às disputas históricas por poder econômico e exploração da natureza.

E

o manejo da natureza enquanto única alternativa para restabelecer uma relação positiva entre meio ambiente e desenvolvimento tecnológico.