Imagem de fundo

“É certo que este conceito de coação, pelo qual definimos os fatos sociais, corre o ris...

“É certo que este conceito de coação, pelo qual definimos os fatos sociais, corre o risco de enfurecer os zelosos partidários de um individualismo absoluto. Como esses professam a crença de que o indivíduo é perfeitamente autônomo, parece-lhes estarem a diminuí-lo ao fazê-lo sentir que não depende unicamente de si próprio. Ora, uma vez que hoje é incontestável que as nossas ideias e tendências não são, na sua maior parte, elaboradas2018por nós, mas nos chegaram do exterior, só poderão infiltrar-se se se impuserem; isto é tudo quanto a nossa definição pretende significar. Sabe-se, aliás, que a coação social não exclui necessariamente a personalidade individual”.

(DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. In: Os pensadores. Trad. de Carlos Alberto Ribeiro de Moura, Luz Cary, Margarida Garrido Esteves e J. Vasconcelos Esteves, São Paulo: Abril Cultural, 1978).


De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que, de acordo com Durkheim, contemple os nexos entre divisão do trabalho, solidariedade social, individualidade e suicídio.

A

O aumento da divisão do trabalho resultou em uma forma específica de solidariedade social, de tipo mecânica, em embotamento da individualidade e contribuiu para a elevação da forma egoísta de suicídio.

B

O aumento da divisão do trabalho resultou em uma forma específica de solidariedade social, de tipo mecânica, em embotamento da individualidade e contribuiu para a elevação da forma altruísta de suicídio.

C

O aumento da divisão do trabalho resultou em uma forma específica de solidariedade social, de tipo orgânica, em propulsão à individualidade e contribuiu para a elevação da forma altruísta de suicídio.

D

O aumento da divisão do trabalho resultou em uma forma específica de solidariedade social, de tipo orgânica, em propulsão à individualidade e contribuiu para a elevação das formas egoísta e anômica de suicídio.