Imagem de fundo

No campo da sociologia brasileira, dois pensadores são fundamentais: Gilberto Freyre e ...

No campo da sociologia brasileira, dois pensadores são fundamentais: Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Utilizando abordagens distintas, os dois autores deram importantes contribuições para a abordagem dos fenômenos sociais brasileiros. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

A

No livro A Revolução Burguesa no Brasil, Gilberto Freyre analisa a colonização portuguesa, descrevendo a formação da família e do patriarcado brasileiro, bem como a importância da miscigenação racial como traço cultural.

B

No livro Sobrados e Mocambos, Gilberto Freyre apresenta a decadência do patriarcado rural e o surgimento e crescimento das elites urbanas.

C

Gilberto Freire escreveu o livro Capitalismo Dependente e Classes Sociais em América Latina no período da ditadura militar.

D

No livro Circuito Fechado, Florestan Fernandes aborda o Brasil Republicano imediatamente após a monarquia e a escravatura.

E

No livro Ordem e Progresso, Gilberto Freyre analisa a desigualdade social, procurando identificar as contradições da sociedade de classe e o papel da sociologia diante dessa realidade.