Imagem de fundo

Abordando situações que por vezes irrompem no fluxo da vida cotidiana, Erving Goffman (...

Abordando situações que por vezes irrompem no fluxo da vida cotidiana, Erving Goffman (2009) apresenta os seguintes exemplos: Quando um ator irrefletidamente faz uma contribuição intencional que destrói a imagem de sua própria equipe, podemos falar de ‘gafes’ [...]. Se um ator põe em risco a imagem de sua personalidade projetada pela outra equipe, falamos de ‘mancada’ ou dizemos que o ator ‘meteu os pés pelas mãos'.

Nesse trecho, o autor se refere

A

a formas de rupturas involuntárias da representação dos atores quando, nas interações sociais, buscam manipular as impressões causadas nos observadores.

B

a técnicas de controle cotidianas, utilizadas intencionalmente pelos atores para revelar segredos e características negativas dos oponentes.

C

aos tipos ideais de atos falhos, que revelam os conflitos de interesses entre as diferentes equipes, mas negam as intenções reais do protagonista.

D

a técnicas de controle social presentes na cena política, nas quais os atores buscam, intencionalmente, expor seus adversários a situações vexatórias como forma de intimidá-los.

E

a regras de etiqueta cotidianas que os atores devem seguir para não agir com indiscrição diante de seus oponentes, mantendo o segredo necessário para a convivência social.