Sociologia (Ciências Sociais) Teorias sociológicas e Autores

Entre as principais características políticas, sociais e econômicas “típico-ideais” do processo que diversas correntes sociológicas denominam de “modernização” está correto destacar a

  • A.

    organização racional do Estado que, segundo a definição de Weber, implica uma tendência à diversificação, especialização e centralização das tarefas estatais e um processo de burocratização das suas funções administrativas.

  • B.

    urbanização e a industrialização que, segundo a definição de Marx, significa que apenas os países cuja maioria da população vive na cidade e exerce a atividade econômica na indústria podem ser considerados modernos.

  • C.

    democratização da participação política, tal como previsto por Durkheim, o que durante o século XX ocorreu de maneira ininterrupta em todas as sociedades modernas industrializadas.

  • D.

    extensão de direitos políticos como o voto, tal como idealizado pela teoria socialista de Marx, mas que até hoje são inexistentes em sociedades desiguais como a brasileira, fortemente marcada pela convivência entre o “moderno” e o “arcaico”.