Sociologia (Ciências Sociais) Teorias sociológicas e Autores

No início do século XX, a escola sociológica de Chicago constituiu-se por um diversificado e eclético conjunto de temas de pesquisa e orientações teóricas, com destaque para os estudos de ecologia humana. A respeito da abordagem ecológica do espaço urbano, desenvolvida na primeira fase da escola de Chicago, é INCORRETO afirmar:
  • A. Uma das principais assertivas dos estudos ecológicos sobre a cidade consiste em correlacionar a disposição espacial dos assentamentos urbanos à acomodação da organização social ao meio ambiente físico.
  • B. Seus principais formuladores foram Robert Ezra Park (1864-1944), Roderick Duncan McKenzie (1887-1940) e Ernest Watson Burgess (1886-1966).
  • C. As proposições desta perspectiva teórica incorporaram vários princípios evolucionistas de autores como Charles R. Darwin (1809-1882) e Herbert Spencer (1820-1903).
  • D. As pesquisas empíricas realizadas segundo as concepções teóricas e conceituais da ecologia humana explicitaram em detalhes os resultados benéficos do planejamento e das intervenções racionais para as condições de vida urbana.
  • E. O modelo das zonas concêntricas de Ernest Watson Burgess (1886-1966) buscava demonstrar a tendência de expansão radial da cidade a partir de seu centro, em íntima relação com os processos de diferenciação interna de cada um dos cinco setores por ele considerados.