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A teoria de Vygotsky, psicólogo russo, toma por base o desenvolvimento do indivíduo com...

A teoria de Vygotsky, psicólogo russo, toma por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo socio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Essa teoria, conhecido como Teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social. Na perspectiva dos estudos desse pensador, pode-se afirmar que:

A

o desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.

B

ao aprender a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas de cópia e o traçado de cada letra, antes de se apropriar desse instrumento cultural de interação.

C

o meio sociocultural não influencia os rumos do desenvolvimento individual, que se dá em etapas consecutivas.

D

o desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.

E

a educação sistemática e organizada não contribui com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos.